MUSICA

Finalmente Junho! Conheça a história do São João de Caruaru

Publicada em por Sua Música // ForroWeb.com - 161 visualizações


Compartilhe
   

Link da Notícia:

O mês do São João chegou e com ele tem muita coisa boa aqui no ForroWeb.com e no site do nosso parceiro Sua Música. A partir de hoje, todas  as semanas até o fim do São João, nós iremos falar de alguma festa junina especial do Nordeste e para começar, nada melhor do que a Capital do Forró Caruaru, em Pernambuco.

Por anos e anos a cidade disputa o título de melhor São João do mundo com Campina Grande, na Paraíba, mas hoje não vamos falar sobre disputa nenhuma e sim sobre como surgiu e cresceu o principal evento da cidade pernambucana.

Quem vê o São João de Caruaru como uma das maiores festas do país, que acontece no Pátio de Eventos Luiz Gonzaga, nem imagina que o início, lá em 1972, foi em uma rua do centro da cidade, a Rua São Roque. A festa era organizada pelo odontologista Agripino Pereira, que era Presidente da Organização do São João de Rua de Caruaru.

A primeira edição da festa foi um grande sucesso, recebendo elogios e presença dos moradores locais e no ano seguinte a o organizador conseguiu o patrocínio de uma empresa de bebidas, que ajudou com um carro de som par animar as festas e quadrilhas. No segundo ano o São João foi realizado na Rua 3 de maio.

(Rua São Roque, onde foi realizado o primeiro São João de Caruaru/ Foto: Marinete Lira)

Mas quando vemos a grandiosidade da festa nos dias atuais, nós não conseguimos imaginar como era diferente. O São João de Caruaru era uma típica "festa de bairro", organizada por cerca de 30 famílias da cidade, que cuidavam da decoração, da músicas, das festividades e da comida, já que na época não existiam os restaurantes e barracas que hoje lotam as ruas de Caruaru durante o São João.

Se hoje vemos Wesley Safadão, Xand Avião e outros grandes nomes, em outros tempos as grandes atrações do evento já foram nomes como Luiz Gonzaga, Jackson do Pandeiro, Trio Nordestino  e muito mais. Inclusive, foi na voz do Trio do Forró que um dos maiores hinos de Caruaru ganhou fama, a música "Capital do Forró", composição de Jorge de  Altinho. Ouça abaixo.

A partir de 1976 a festa começou a ser organizada por outras pessoas da mesma família, pois Agripino e Tereza, sua esposa, se mudaram para outro bairro. As novas responsáveis foram as irmãs de Tereza, que ficaram na organização até 1993, quando a prefeitura fez um acordo para ser a nova organizadora do evento.

Foi aí que o São João de Caruaru começou a crescer ainda mais. O local da festa foi transferido para a Avenida Rui Barbosa, depois para a Estação Ferroviária e, por último, para o Pátio de Eventos Luiz Gonzaga, onde acontece até os dias atuais.

Aquele início de festa nos anos 70 não ajudou Caruaru a ter apenas uma das maiores festas de São João do país, mas também foi responsável pela cidade ganhar a fama de "Capital do Forró" e ao mesmo tempo fez com que ela respirasse festas juninas, já que ela se transformava totalmente na época.

Para comparação nós trazemos alguns números da edição 2018 do São João de Caruaru. Foram 22 pólos de uma festa que durou 30 dias e levou dois milhões e meio de visitantes a cidade. Foram quase 400 artistas que fizeram 510 apresentações durante o mês.

PROGRAMAÇÃO: SÃO JOÃO DE CARUARU 2019

Mais Informações no site da prefeitura de Caruaru...!




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:


 
Enquete
Qual rede social você mais acessa?

 Instagram
 Youtube
 Facebook
 Twitter







SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS

Copyright (c) 2020 - ForroWeb.com